Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Missão

Apresentação do PPGENF UEPA UFAM

Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 10h03 | Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2019, 10h03 | Acessos: 448

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem possui vinculação técnica e administrativa com a Escola de Enfermagem Magalhães Barata do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Associação com a Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (CCBS), através da Resolução do CONSUN n° 1832/2009 de 20 de março de 2009, foi recomendado pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na 116ª Reunião do Conselho Técnico Consultivo (CTC) realizada no dia 24 de março de 2010, e reconhecido pela Portaria MEC 1398 de 13/12/2010composto pelo Curso de Mestrado Acadêmico.

O Programa funciona nas dependências da Escola de Enfermagem Magalhães Barata da UEPA na cidade de Belém no Pará e na Escola de Enfermagem de Manaus pela UFAM em Manaus, Amazonas.

Missão

O PPGENF tem a missão de atender à demanda de qualificação local, regional e nacional e desenvolver estratégias para alavancar o intercâmbio com pesquisadores de outras universidades, instituições, centros e organizações nacionais e internacionais, no sentido de firmar parcerias na formação de recursos humanos e na produção do conhecimento, com ênfase à integração entre UEPA e UFAM, fortalecendo as duas IES na área de Enfermagem.

Perfil dos Egressos

Como perfil dos egressos espera-se que sejam mestres críticos e reflexivos no exercício da enfermagem, no ensino e na pesquisa com base no rigor científico e nos princípios éticos. Capazes de elaborar e desenvolver projetos de pesquisa alinhados ao perfil epidemiológico nacional com ênfase no contexto local e nas dimensões biológicas, sociais e culturais da população amazônica. Com habilidade para a gestão acadêmica de cursos de Graduação de Enfermagem, gestão em saúde, nas ações de planejamento, vigilância e acompanhamento de ações de saúde, e na produção de tecnologias educacionais para o cuidado em enfermagem e em saúde, com responsabilidade social e compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.