Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura Curricular Versão 2019
Início do conteúdo da página

Estrutura Curricular Versão 2019

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 09h30 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 11h13 | Acessos: 413

 

O PPGENF Mestrado Acadêmico tem duração de dois (2) anos, o mestrando precisa cumprir no mínimo 30 créditos, assim distribuídos em disciplinas:

As disciplinas obrigatórias são ofertadas no campus da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (UEPA) em Belém do Pará e na Escola de Enfermagem de Manaus (UFAM), por docentes das respectivas instituições, mantida a articulação e comunicação entre os mesmos no que tange as estratégias de ensino e avaliação, ementas e bibliografias contidas no projeto do curso aprovado junto a CAPES. 

As disciplinas optativas também estão articuladas entre as duas IES, mas poderão ser ofertadas em uma ou outra segundo a disponibilidade dos docentes em cada semestre do curso; os mestrandos e docentes poderão ter mobilidade entre as IES.

 

MATRIZ CURRICULAR

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SOCIEDADE AMAZÔNICA

 

OBRIGATÓRIAS – TRONCO COMUM

DISCIPLINAS

CRÉDITOS

CH

EMENTA

Bases teóricas da pesquisa e do cuidado em enfermagem

4

60

Filosofia da ciência e os diferentes enfoques teórico-filosóficos na produção do conhecimento em Enfermagem e saúde. As principais correntes de pensamento: positivismo, fenomenologia, materialismo histórico e dialético.Pós-modernidade e a produção do conhecimento. Estudo dos paradigmas de enfermagem. Bases teóricas do cuidar em enfermagem; processo de enfermagem como metodologia e as estratégias de planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem. Trabalho interdisciplinar e interprofissionalidade em saúde.

Metodologia da pesquisa em enfermagem e saúde

4

60

O conhecimento e a pesquisa em Enfermagem nos diferentes paradigmas. Estudos explicativos: tipos de estudos; técnicas de coleta dos dados. Análise, interpretação e confiabilidade de resultados. Diferentes abordagens teórico-metodológica em Estudos compreensivos: a construção do objeto de estudo; a escolha do método e os instrumentos de investigação (coleta e análise de dados). Aspectos éticos em pesquisa.

Dissertação I

3

45

Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de dissertação e redação do relatório final da pesquisa.

Dissertação II

3

45

Orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto de dissertação e redação do relatório final da pesquisa.

 

LINHA DE PESQUISA  LP 1 - ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS NA AMAZÔNIA

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

CRÉDITOS

CH

EMENTA

 

Enfermagem e processos epidemiológicos no contexto amazônico

3

45

Determinação social do processo saúde-doença. Estudo das doenças e agravos prevalentes na Amazônia. Aspectos ético-políticos e determinantes da ocorrência, magnitude, transcendência, vulnerabilidade e dos instrumentos de controle. Práticas e itinerários terapêuticos em populações da Amazônia. Estudos culturais e etno-orientados em saúde e enfermagem.

Enfermagem em saúde pública e vulnerabilidades no contexto amazônico

3

45

Políticas de saúde e Modelos assistenciais. Equidade no cuidado de enfermagem à populações vulneráveis (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, LGBTQI+, negros, migrantes, populações de rua e privadas de liberdade). O Cuidado de enfermagem baseado em evidências no campo da saúde coletiva. Cultura, gênero, sexualidade e saúde humana. Cuidado em saúde de populações da Amazônia.

 

LINHA DE PESQUISA  LP 2 - EDUCAÇÃO E CUIDADO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NA AMAZÔNIA

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

CRÉDITOS

CH

EMENTA

 

Educação, saúde e enfermagem

3

45

Bases teórico-filosóficas da educação. Políticas públicas na formação profissional em saúde e em enfermagem nos diferentes níveis (educação profissional de nível médio, graduação e pós-graduação). Educação permanente dos profissionais em enfermagem. Concepções e práticas em Educação para a saúde nas diferentes dimensões: sócio-política, ética e tecnológica.

Tecnologias de enfermagem para a educação e o cuidado em saúde

3

45

Tecnologias em saúde e enfermagem. Processos de criação, validação e aplicação de tecnologias para a educação em saúde junto a indivíduos, famílias, grupos e comunidade. Pesquisa metodológica.

 

OPTATIVAS  - TRONCO COMUM

DISCIPLINAS

CRÉDITOS

CH

EMENTA

Métodos quantitativos aplicados à pesquisa em enfermagem e saúde

3

45

Projetos de investigação quantitativa: bases, tendências e perspectivas metodológicas. Aprofundamento teórico-metodológico dos desenhos de pesquisa quantitativa. Variáveis quantitativas e qualitativas. Apresentação de dados (tabelas, quadros e gráficos). Testes estatísticos e intervalos de confiança, modelos probabilísticos, populações, amostragem, teste de hipóteses. Estudo piloto e pré-teste; validação de instrumentos. Validade e confiabilidade.

Métodos qualitativos aplicados à pesquisa em saúde

3

45

Projetos de investigação qualitativa: bases, tendências e diferentes caminhos metodológicos. Etnografia, Fenomenologia, Teoria Fundamentada nos Dados – TFD; Estudo de caso; Pesquisa históricas; Estudos participativos/ Pesquisa Convergente-assistencial. Diferentes estratégias de coleta e análise de dados. Rigor em pesquisa qualitativa.

Tópicos especiais

2

30

Assuntos atuais e inovadores, de base teórico/conceitual ou instrumental no campo da saúde e Enfermagem.

Estágio de docência

2

30

Participação em processos pedagógicos na graduação em Enfermagem: elaboração do programa de disciplina; preparação e ministração de aulas e avaliações teóricas e práticas com tutoria do professor responsável/orientador. Experimentação de novas metodologias/tecnologias. Análise e avaliação crítica de experiência de ensino. 

Atividades complementares

2

30

Participação em atividades acadêmicas de intercâmbio, socialização e transferência de conhecimento. (apresentação de trabalhos em eventos científicos, publicação de artigos, visitas técnicas, cursos de curta duração, dentre outras)

 

Fim do conteúdo da página